Logo Principal

Próxima Transmissão

Principal

Nossa Igreja

Ministérios

Programação

Multimídia

Boletim

Contato

Facebook

 

 

Histórico da UCP

por: Rev. José Roberto Rodrigues Coelho em 30/04/16

 

 

Entre 1940-1942 na Igreja Presbiteriana de S. José Del Rei – MG havia um trabalho diferenciado e direcionado para as crianças denominado Liga Juvenil. Nas tardes de sábado, na casa da diretora Sra. Lavínia reuniam-se os sócios desta Liga. Conta-nos a história que, na sua simplicidade, com poucos e precários recursos a Sra. Lavínia proporcionava horas felizes e dinâmicas às crianças, com brincadeiras, estudos, histórias e deliciosos lanches. Havia reuniões especiais e festivas com vários programas. Anos mais tarde, outra Liga Juvenil foi criada na 1ª Igreja Presbiteriana de Niterói – RJ. No ano de 1978, nasceu a revista – Juvenis por Cristo – que se tornou órgão oficial do trabalho da infância e levava aos líderes toda orientação sobre dinâmica de atividades, idéias, sugestões e lições bíblicas. A revista circulou até o ano de 1995.

Ainda que não se saiba como e quando se iniciou a Liga Juvenil na IPB. sabe-se, contudo que no ano de 1980, numa reunião realizada em São Paulo como a Secretária Nacional do Trabalho Feminino, a Sra. Edna Costa, Tia Custódia e outras lideranças da área, foi proposto trocar o nome deste trabalho para União de Crianças Presbiterianas – UCP. O trabalho de crianças, até então, era vinculado ao trabalho das senhoras, com a direção da Secretaria Nacional de SAFs. Pouco depois, em meados de 1982, foi criada a Secretaria Geral do Trabalho da Infância. A primeira Secretária Geral da Infância foi a Sra. Edna Costa, que já era responsável pela Secretaria de Senhoras. No ano de 1986, foi nomeada a Sra. Angelina Vieira, que ocupou o cargo até 1994, sendo substituída pelo pastor Josué Alves Ferreira que ficou na função até o ano de 2006, sendo substituído pelo pastor Jáder Borges Filho que exerceu a função por quatro anos até 2010. Em 2010 assumiu o pastor José Roberto Rodrigues Coelho nosso atual secretário.

Os últimos 15 anos foram de muitos avanços na área da infância na IPB. Vários trabalhos surgiram e muitas UCPs foram organizadas, como também suas Federações e em alguns casos Confederações Sinodais. Pela sua excepcionalidade, não há uma Confederação Nacional de UCPs. Podemos concluir que a sociedade interna UCP está fazendo a diferença e impactando a igreja local. Por isso, a SGTI tem como objetivo fortalecer ainda mais as UCPs e oferecer um modelo de trabalho que contenha uma dinâmica de atividades e eventos como: congressos, treinamentos, acampamentos, encontros, campanhas, EBFs em todos os lugares do país.

O desafio é ir mais além e consolidar definitivamente a UCP nas igrejas locais oferecendo condições adequadas, funcionais e compatíveis com a realidade das crianças. Sendo assim destacamos o que disse Tia Custódia, uma das pioneiras neste ministério dentro da IPB: “Pelas misericórdias do Senhor, durante anos, tendo estado à frente deste trabalho, aqui na minha igreja. Tem sido uma grande bênção na minha vida, muito aprendi e muito me edifiquei ensinando as crianças. O meu grande desejo é que em todas as nossas Igrejas haja UCPs organizadas, ativas e que trabalhem com muito dinamismo preparando as nossas crianças na vida cristã levando-as a seguir e servir ao Senhor Jesus com muito amor. O trabalho é realmente maravilhoso. Que Deus, o nosso Pai, nos abençoe e desperte as nossas igrejas para este tão importante trabalho”.

 

Fonte: IPB Infância

 

 

Leia mais...

Contribuição Financeira tem a ver com devoção? ...

 

Bazar Missionário ...

 

O valor incomparável de uma mãe ...

 

UM GIGANTE AO CHÃO ...

 

 

 

principal

Página Principal

 

nossa igreja

Histórico

Pastores

Fundamentos

Mapa

 

ministérios

IPJA

Coral Jovem

Projeto Dorcas

SAF

Coral Feminino

TOL

UCP

UMP

UPA

UPH

 

programação

Horários

 

multimídia

Ao Vivo

Vídeos

 

contato

Falo Conosco

mídia social

Facebook